domingo, 27 de fevereiro de 2011
Blog do Edimar Santos: Mounir Chaowiche vai receber prefeitos nesta segun...
Blog do Edimar Santos: Mounir Chaowiche vai receber prefeitos nesta segun...: "Conj. Leonercio Soares (constrído na gestão Edimar Santos) Conforme agenda marcada pelo DEPUTADO FEDERAL Alex Caniziani (PTB), o President..."
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Blog do Edimar Santos: Transporte Universitário: Prazo para renovação ou ...
Blog do Edimar Santos: Transporte Universitário: Prazo para renovação ou ...: "Desde 2005, é realizado anualmente por inciativa do Prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PTB) e aprovação da Câmara Munic..."
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Blog do Edimar Santos: Gestão EFICAZ e Preocupada: SEC. DE SAÚDE de Santa...
Blog do Edimar Santos: Gestão EFICAZ e Preocupada: SEC. DE SAÚDE de Santa...: "Atendendo ao alerta do Ministério da Saúde sobre o alto risco de dengue no Paraná em 2011, a Prefeitura de Santa Cecília do Pavão, por meio ..."
Blog do Edimar Santos: Santa Cecilia do Pavão avança com obras da rede de...
Blog do Edimar Santos: Santa Cecilia do Pavão avança com obras da rede de...: "As obras de implantação da rede de esgoto seguem em ritmo acelerado, mesmo com as chuvas. Nesta semana, as obras chegaram à área da Praça Ab..."
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Blog do Edimar Santos: Jornal CONFIRMA: Santa Cecília do Pavão foi a prim...
Blog do Edimar Santos: Jornal CONFIRMA: Santa Cecília do Pavão foi a prim...: "CIDADES DO INTERIOR DO PARANA OFERECEM INTERNET GRATUITA À POPULAÇÃOA primeira cidade do interior a garantir o passaporte para os moradores ..."
Blog do Edimar Santos: Prefeitura de São Jerônimo da Serra intensifica aç...
Blog do Edimar Santos: Prefeitura de São Jerônimo da Serra intensifica aç...: "Pelo momento de transição que passa o país, início de um novo governo tanto na esfera federal, como estadual, o executivo municipal de São J..."
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Blog do Edimar Santos: Santa Cecilia do Pavão venceu por 5 x 4 no FUTSAL ...
Blog do Edimar Santos: Santa Cecilia do Pavão venceu por 5 x 4 no FUTSAL ...: "A equipe da Advocacia Luz de Santa Cecilia do Pavão venceu por 5 X 4 a equipe da Rádio Lider FM no Ginásio de Esportes Caetê em Curiuva nest..."
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Influência política garante PERMANÊNCIA de 5ª serie na Escola RURAL em Santa Cecília do Pavão
Flavio Arns autorizou Cilos Roberto |
Recentemente, o prefeito Edimar Santos (PTB) foi reivindicar ao Vice-Governador e Secretário Estadual da Educação Flavio Arns a PERMANÊNCIA e distribuição de aulas da 5ª serie na Escola Estadual RURAL Vicente Galvão no Bairro 200 Alqueires em Santa Cecília do Pavão. Atualmente a Escola já conta com aulas na 6ª, 7ª e 8ª serie, e se fosse mantida a decisão de cessação de turma em 03 anos seria fechada definitivamente a Escola Rural, causando grande s prejuízos e forte impacto educacional para os moradores daquele bairro.
Nesta sexta-feira (11) o prefeito Edimar Santos RECEBEU ligação do Chefe de Gabinete da SEED Cilos Roberto Vargas, que por ordem do Secretário Flavio Arns fica AUTORIZADA a distribuição de aulas da 5ª serie e PLENO funcionamento da Escola RURAL Vicente Galvão, apartir de segunda-feira (14). “Estou ligando para a Chefe do NRE de Cornélio Procópio autorizando a distribuição das aulas, e que seja informado imediatamente a Diretora da Escola Rosimeiry Faustino, professores e vereadores dessa importante conquista do prefeito Edimar”, finalizou Cilos.
"Construímos uma grande parceria, motivado pela nossa coordenação política e resultado eleitoral positivo do Governador Beto Richa (PSDB), Deputado Federal Alex Canziani (PTB) e Deputado Estadual Romanelli (PMDB), em breve vamos anunciar obras, reformas e mais conquistas para a Educação de Santa Cecília do Pavão", completou Edimar
"Construímos uma grande parceria, motivado pela nossa coordenação política e resultado eleitoral positivo do Governador Beto Richa (PSDB), Deputado Federal Alex Canziani (PTB) e Deputado Estadual Romanelli (PMDB), em breve vamos anunciar obras, reformas e mais conquistas para a Educação de Santa Cecília do Pavão", completou Edimar
Santa Cecilia do Pavão joga HOJE em Curiuva pelo regional de FUTSAL
A forte equipe de Santa Cecília do Pavão joga neste sábado (12.02) as 21h30 contra EFC de Telemaco Borba no Ginásio de Esportes CAETE pelo Campeonato de Futsal Regional em Curiuva. O Campeonato conta com 23 equipes, sendo 08 equipes na primeira divisão e 15 equipes na segunda divisão.
A organização é da Prefeitura Municipal de Curiuva, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. As partidas terão cobertura exclusiva da Rádio LIDER FM 87,9 através do site www.liderfm87.com.br.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Prefeito EDIMAR SANTOS foi eleito Presidente do CISNOP por unânimidade
Prefeito Edimar Santos e Amin Hanouche |
O prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PTB), é o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (CISNOP) e Amin Hanouche foi reeleito presidente da AMUNOP. A eleição ocorreu, HOJE, 11/02, no auditório da 18ª Regional de Saúde em Cornélio Procopio com a presença maciça dos prefeitos. Ele comandará o Consórcio que presta atendimento médico a uma população de 21 municípios com aproximadamente 240 mil pessoas.
A nova diretoria ficou assim constituída: a) Presidente: Edimar Aparecido Pereira dos Santos (Santa Cecília do Pavão); b) Vice-Presidente Amarildo Tostes (Itambaracá); c) Secretário: Celso Benedito da Silva (Bandeirantes); d) Financeiro: Luiz Fernandes (São Sebastião da Amoreira); e) Relações Públicas: Carmo Sutil (São Jerônimo da Serra), 2º Secretário: Dalvo Lucio Moreira (Rancho Alegre), 2º Financeiro: Roderjan Inforzato (Santa Amélia), 2º Relações Públicas: Alceste Iwanaga (Nova América da Colina). CONSELHO FISCAL: Amin José Hanouche (Cornélio Procópio), Claudemir Valério (Nova Santa Bárbara) e Irton Muzel (Abatia).
O novo presidente ressaltou que entre as suas prioridades será a conclusão da nova sede do consórcio, inicio da construção do hospital regional, informatização de todas as farmácias municipais, valorização dos secretários municipais de saúde, atendimento eficaz e aumento nas especialidades disponibilizadas. Hoje o CISNOP disponibiliza aos seus usuários atendimento médico nas especialidades de dermatologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, mastologia, reumatologia, cardiologia, ultrassonografia, urologia e endocrinologia.
A eleição também teve presença de 03 Secretários do Governador Beto Richa. Luis Cláudio Romanelli (Deputado e Secretário do Trabalho), Munir Chowiche (Cohapar) e Vitor Hugo (Região Metropolitana), além do Deputado Federal Alex Canziani (PTB) e do Chefe Regional da 18ª Regional de Saúde Reinaldo Lavoratto.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Beto Richa ganhou a eleição e desceu do palanque, diz prefeito Edimar ao Portal Revelia
Após ter vencido as eleições de outubro de 2010, o governador Beto Richa “desceu do palanque”, e tem administrado o Paraná para os 399 municípios do Estado.
A avaliação é do prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PTB), que tem acompanhado de perto os primeiros passos do novo governo estadual.
Segundo o prefeito, ao cumprir uma das promessas feitas em campanha, o governador Beto Richa também tem conduzido um processo de descentralização administrativa. Ou seja, cargos em núcleos regionais de Cornélio Procópio, por exemplo, também têm sido ocupados por pessoas de outras localidades, principalmente de cidades menores.
No começo da tarde desta quarta-feira, 9, o prefeito Edimar Santos recebeu a equipe do portal Revelia para uma breve entrevista, onde avaliou os primeiros dias do atual governo estadual:
Revelia: A julgar pelos primeiros atos do atual governo, para qual direção caminha a administração Beto Richa?
Prefeito Edimar Santos: Sinaliza que Beto ganhou a eleição e desceu do palanque. Significa que, independente de partido, o Beto vai governar com todos os prefeitos, independente se ganhou a eleição no município ou teve o apoio. A ação do Estado acontece nos municípios, por isso o governo precisa das parcerias com os municípios.
Revelia: Como você avalia a decisão do governo estadual em prestigiar nomes de toda região na composição das chefias de núcleos regionais do Estado:
Prefeito Edimar: O governo do Estado está cumprindo aquilo que disse em campanha, de que seria um governo municipalista, que iria governar com gente dos municípios da região. Em núcleos, como o de Cornélio Procópio, por exemplo, passa a ter uma quantidade grande de chefes, não só de Cornélio Procópio, mas também com várias cidades da região.
Isso significa uma descentralização de uma maneira de governar, pois os problemas acontecem nas cidades. Antes para ocupar os cargos em Cornélio Procópio tinha que morar na cidade grande, mas o Beto Richa tinha um compromisso e vem cumprindo com a gente.
Revelia: Nos contatos freqüentes com o governo estadual, quais as reivindicações da região que o senhor tem levado à administração Beto Richa:
Prefeito Edimar: A grande verdade é que temos conversado com o governo sobre as dificuldades dos municípios, que são as mesmas em todos eles. A discussão básica e forte envolve a questão do transporte escolar. Durante toda a vida os municípios bancaram o transporte de alunos do ensino médio, que seria responsabilidade do governo estadual. Nesse ano o governo sinalizou que do custo do transporte vai pagar cem por cento.
Outra questão envolve moradias na região. Durante algum período acompanhamos o presidente da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) Munir Chaowiche por cidades do Norte Pioneiro para a gente fazer levantamento do número de casa que será construída na região, independente de posição política das lideranças da cidade.
Nossas reivindicações incluem ainda a patrulha rural para melhoria em estradas, devido ao prolongamento da chuva que tem deixado uma situação difícil para o escoamento da safra.
Outra questão se refere às obras de recape asfáltico. Muitos municípios foram contemplados, e em muitos municípios a obras nem começou, por isso queremos que governo possa começar o recape asfáltico com urgência.
fonte: www.revelia.com.br
fonte: www.revelia.com.br
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
LEI MUNICIPAL GARANTE ISENÇÃO DE IPTU em SANTA CECILIA DO PAVÃO
A Prefeitura de Santa Cecília do Pavão isenta pessoas de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU .
Para ter direito ao benefício, essas pessoas devem estar enquadradas nos seguintes quesitos:
- ter um único imóvel e nele residir;
- área construída de até 60 m2 (sessenta metros quadrados), com calçada e muro construídos;
- renda mensal familiar igual ou inferior a 08 (oito) UPF (Unidade de Padrão Fiscal do Paraná).
Segundo o Prefeito Edimar Santos a iniciativa visa ampliar a possibilidade de isenção aos munícipes, principalmente a famílias mais carentes e também preconiza algumas condições como construção de muros e calçadas que trazem beneficio estético à cidade.
O Prefeito explica que, para dar entrada ao processo isenção, os beneficiados devem entrar com requerimento(conforme modelo abaixo), junto á Divisão de Cadastro e Tributação, levar o registro ou comprovante de posse (contrato de compra e venda, recibo, escritura, etc, com firma reconhecida junto ao Cartório de Títulos e Documentos da Comarca), documentos pessoais, comprovante ou declaração de rendimentos.
"Essas pessoas devem pedir a isenção todos os anos. É preciso atenção para não perder o prazo', afirmou Edimar.
Também têm direito ao benefício as entidades sem fins lucrativos que tenham sido declaradas de utilidade pública municipal, que possuam um imóvel com calçada e muro construídos, e que o imóvel seja utilizado exclusivamente pela mesma; entidade religiosa de qualquer culto, com calçada e muro construídos, e que o imóvel seja utilizado exclusivamente pela mesma, em conformidade com o artigo 150,VI,”b”, da CF/1988; As entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e assistência social, sem fins lucrativos, partidos políticos e suas fundações, desde que mantenham calçadas e muros construídos, em conformidade com o artigo 150,VI,”c”, da CF/1988;
A isenção foi implantada pelo Prefeito Edimar Santos, através da Lei Municipal 464/2006
VAGAS TEMPORÁRIAS NA BELAGRICOLA LOTAM AGÊNCIA DO TRABALHADOR
O coordenador da Agência do Trabalhador de Santa Cecília do Pavão, Francisco Simão de Oliveira, diz que não esperava que tantas pessoas tivessem interesse pelas vagas.
Agência do trabalhador de Santa Cec. do Pavão |
A oferta de 30 vagas temporárias na BELAGRICOLA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS LTDA, lotou a Agência do Trabalhador de Santa Cecília do Pavão, na manhã desta terça-feira (08.02).
Uma fila se formou ao redor da agência. São vários candidatos que procuram um oportunidade de trabalho.
Somente no período da manhã, cerca de 200 pessoas já haviam passado pela agência.
O coordenador da Agência do Trabalhador de Santa Cecília do Pavão, Francisco Simão de Oliveira, diz que não esperava que tantas pessoas tivessem interesse pelas vagas.
São 30 vagas para a filial de Santa Cecília do Pavão, sendo 23 Auxiliar de Produção (masculino); 06 Auxiliar de Produção (feminino) e 01 Zeladora.
Para a filial de Assaí são 50 vagas.
o Contrato de Trabalho é temporário, durante a safra de verão, e a previsão é de que os 30 selecionados comecem a atuar na BELAGRICOLA a partir do dia 15 de fevereiro.
A seleção está sendo realizada pela empresa Labor – Trabalhos Temporários
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Santa Cecília do Pavão: TUDO PRONTO PARA A VOLTA ÀS AULAS
Ademar, Prefeito Edimar e Haroldo |
A Prefeitura de Santa Cecília do Pavão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está com tudo pronto para o início do ano letivo de 2011. Os alunos voltam às aulas nesta terça-feira (08/02) e serão recepcionados com uma programação especial. Cada escola preparou atividades diferentes para acolher os estudantes no primeiro dia de aula.
São 02 (duas ) Escolas: “Cícero Bittencourt Rodrigues”, na sede do Município; e “Manoel Ribas”, no Bairro Duzentos Alqueires e um Centro de Educação Infantil, o “Policena Maria de Mello”, e aproximadamente 100 professores, que estarão recepcionando os 500 alunos da rede pública municipal do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série e Educação Infantil.
Segundo a Chefe do Departamento de Educação, Mariniz Aparecida dos Santos Almeida, na semana passada, os Diretores, coordenadores e professores participaram de reuniões de planejamento e Semana Pedagógica para falar sobre o trabalho pedagógico que será desenvolvido durante o ano letivo. “Cada professor já está na sua escola preparando a recepção dos alunos”, conta.
Os ônibus para o transporte escolar também já estão todos revisados e com a devida manutenção, tudo para garantir a segurança dos alunos.
São quatro ônibus disponíveis para o transporte dos alunos da zona rural da Secção Shinkó, Setcentos Alqueires, Duzentos Alqueires e Lageadinho.
Nesta terça-feira também começa o início do ano letivo para 600 alunos da Rede Pública Estadual, em duas Escolas: Colégio Estadual “Jerônimo Farias Martins”, na sede do Município; e Escola Estadual “Vicente Galvão”, no Bairro Duzentos Alqueires.
VOLTA ÁS AULAS MOVIMENTA COMÉRCIO LOCAL
Com o início das aulas o comércio de Santa Cecília do Pavão registra movimento intenso nas lojas e supermercados. O motivo é o mesmo para muitos: a compra do material escolar. Segundo a comerciante, Dalva Hikida, todo o movimento da semana passada, principalmente do final de semana, foi voltado para a venda de material escolar.
Dalva comenta que os preços do material escolar variam de acordo com a marca e com o diferencial de cada produto. Existem cadernos para todos os gostos: capa dura, com personagens famosos como desenho animado, artistas, time de futebol, etc., com etiquetas e adesivos, e muito mais.
Dalva também comenta que as crianças fazem questão de acompanhar os pais para “ajudar” na compra do material. A ansiedade é muito grande, principalmente para aqueles que estão começando.
No comércio local, o material escolar pode ser encontrado nos seguintes estabelecimentos: Loja da Dalva, Loja da Ana, Loja da Olga, Loja do Raimundo, MH Supermercados, Mercado Ito, Supermercado Tamaki, Mercado Yamamoto, entre outros.
São 02 (duas ) Escolas: “Cícero Bittencourt Rodrigues”, na sede do Município; e “Manoel Ribas”, no Bairro Duzentos Alqueires e um Centro de Educação Infantil, o “Policena Maria de Mello”, e aproximadamente 100 professores, que estarão recepcionando os 500 alunos da rede pública municipal do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série e Educação Infantil.
Segundo a Chefe do Departamento de Educação, Mariniz Aparecida dos Santos Almeida, na semana passada, os Diretores, coordenadores e professores participaram de reuniões de planejamento e Semana Pedagógica para falar sobre o trabalho pedagógico que será desenvolvido durante o ano letivo. “Cada professor já está na sua escola preparando a recepção dos alunos”, conta.
Os ônibus para o transporte escolar também já estão todos revisados e com a devida manutenção, tudo para garantir a segurança dos alunos.
São quatro ônibus disponíveis para o transporte dos alunos da zona rural da Secção Shinkó, Setcentos Alqueires, Duzentos Alqueires e Lageadinho.
Nesta terça-feira também começa o início do ano letivo para 600 alunos da Rede Pública Estadual, em duas Escolas: Colégio Estadual “Jerônimo Farias Martins”, na sede do Município; e Escola Estadual “Vicente Galvão”, no Bairro Duzentos Alqueires.
VOLTA ÁS AULAS MOVIMENTA COMÉRCIO LOCAL
Com o início das aulas o comércio de Santa Cecília do Pavão registra movimento intenso nas lojas e supermercados. O motivo é o mesmo para muitos: a compra do material escolar. Segundo a comerciante, Dalva Hikida, todo o movimento da semana passada, principalmente do final de semana, foi voltado para a venda de material escolar.
Dalva comenta que os preços do material escolar variam de acordo com a marca e com o diferencial de cada produto. Existem cadernos para todos os gostos: capa dura, com personagens famosos como desenho animado, artistas, time de futebol, etc., com etiquetas e adesivos, e muito mais.
Dalva também comenta que as crianças fazem questão de acompanhar os pais para “ajudar” na compra do material. A ansiedade é muito grande, principalmente para aqueles que estão começando.
No comércio local, o material escolar pode ser encontrado nos seguintes estabelecimentos: Loja da Dalva, Loja da Ana, Loja da Olga, Loja do Raimundo, MH Supermercados, Mercado Ito, Supermercado Tamaki, Mercado Yamamoto, entre outros.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
PREFEITO EDIMAR SANTOS QUER MANTER AULAS NA ESCOLA RURAL VICENTE GALVÃO NO 200 ALQUEIRES
Flávio Arns e Edimar Santos na SEED |
O prefeito Edimar Santos esteve nesta sexta-feira (04.02) na Secretaria de Estado da Educação visitando o secretário Flávio Arns, que é também vice-governador do Estado. Na pauta do encontro, o prefeito reivindicou recursos para reformas urgentes no Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins, atendendo pedido do Diretor Élio Fancioli. Também conversou com o Flávio Arns sobre disponibilidade funcional dos Secretários Municipais de Educação, Transporte Escolar, APAE, Representantes da Documentação Escolar – RDE nas cidades da região, PSS - Processo Seletivo Simplificado e Concurso Público.
Mas a visita de Edimar, no entanto, teve um outro motivo relevante para o Município de Santa Cecília do Pavão, principalmente para os moradores do Bairro Duzentos Alqueires. Edimar Santos citou o pedido de protocolo de REABERTURA DE UMA TURMA DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL/ MATUTINO DA ESCOLA ESTADUAL RURAL VICENTE GALVÃO.
Escola RURAL Vicente Galvão 200 Alqueires |
De acordo com o Prefeito, a cada ano, corria-se o risco de fechamento da Escola Estadual Vicente Galvão, principalmente por parte do Núcleo Regional de Cornélio Procópio alegando o pequeno número de alunos que freqüentam a escola, tornando inviável sua manutenção. A exclusão (não distribuição de aulas) da turma da 5ª série já foi um indício INDIRETO do fechamento da escola.
Isso causou uma grande preocupação para a direção, professores, alunos e funcionários da Escola e, principalmente aos moradores do Bairro Duzentos Alqueires que, embora não sendo muitos, lutam para preservar suas conquistas.
Diante da REPITAÇÃO ANUAL de FECHAMENTO, o Prefeito Edimar, que sempre lutou pelos interesses educacionais do Bairro Duzentos Alqueires, desde que era vereador, decidiu abraçar mais essa causa.
“Conheço a luta dos moradores do Bairro Duzentos Alqueires. Prova disso são os investimentos que nossa Administração tem reivindicado para a Escola Estadual Vicente Galvão, como a Reforma da Escola e a Construção da Quadra Coberta. Faremos o impossível para evitar que aquela escola venha fechar”. Explicou Edimar Santos
Segundo o Prefeito Edimar Santos, o Secretário Flávio Arns o recebeu com muita atenção e assumiu o compromisso de MANTER a 5ª serie da Escola Rural. "Se parar a 5ª série agora, não vamos ter nos próximos anos a 6ª, 7ª e 8ª provocando o fechamento da escola", explicou Edimar Santos.
“Fomos muito bem recebidos pelo Secretário que nos acolheu de braços abertos. Sei da sensibilidade do Flávio Arns para com as questões voltadas para a educação. Acredito que temos um aliado que também lutará pelo Bairro Duzentos Alqueires”. Comentou edimar
Edimar Santos também frisou a colaboração da nova Chefe do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Adalgisa Denise de Almeida Gouveia, com a qual o Secretário Flávio Arns conversou por telefone sobre o assunto. Adalgisa também se manifestou contra o fechamento da escola e a extinção de turmas, apoiando a reivindicação de Edimar.
Edimar Santos visitou a Secretaria de Estado da Educação juntamente com as funcionárias Teresinha, Jocélia e Luciana.
PREFEITO EDIMAR SANTOS VISITOU AS SECRETARIAS EM CURITIBA E PRIORIZOU ESTRADAS RURAIS E AMBULÂNCIA
Com o objetivo de obter novos recursos para Santa Cecília do Pavão, o prefeito Edimar Santos cumpriu agenda em várias secretarias e órgãos do Governo do Estado, nesta quarta-feira (02.02), em Curitiba. Entre as reivindicações está o protocolo do Ofício nº. 008/2011, junto à Secretaria de Estado da Saúde, com a solicitação de uma nova ambulância para o Município.
“A viabilização de nova ambulância se faz necessária uma vez que possuímos apenas de 01 (uma) ambulância, para realizar todos os atendimentos, inclusive, atender as emergências, onde os pacientes são encaminhados para hospitais de referência. Devido a constante manutenção e alto custo tem se tornado inviável atender com eficiência às necessidades da população” explicou o Prefeito.
Ainda na capital, Edimar Santos visitou a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, onde protocolou o Ofício nº. 012/2011, com o pedido de disponibilização da Patrulha Rural Mecanizada, por 60 dias.
De acordo com o prefeito Edimar, o objetivo da patrulha mecanizada, que já realizou trabalhos de melhoria e recuperação das estradas rurais no município, é trabalhar no cascalhamento das estradas rurais para facilitar o escoamento da produção da safra de verão, compreendendo, aproximadamente, 100 km de estradas rurais do município no Lageadinho, Shinko, Setecentos Alqueires e Duzentos Alqueires, totalizando mais de 200 (duzentos) produtores rurais atendidos.
Secretária da Saúde de SANTA CECÍLIA DO PAVÃO intensifica ação CONTRA A DENGUE
Agente: Alexandra Zezanoski |
Sec. Saúde José Santana |
Atendendo ao alerta do Ministério da Saúde sobre o alto risco de dengue no Paraná em 2011, a Prefeitura de Santa Cecília do Pavão, por meio dos Agentes da Vigilância Sanitária e Agentes Comunitários de Saúde, tem intensificado as ações de combate à Dengue em todo território do município. Os agentes de saúde vêm atuando em pontos estratégicos como sucatas, cemitério, e residências. O trabalho também conta com o apoio da Divisão de Limpeza Pública.
Em Santa Cecília do Pavão a dengue está controlada, mesmo assim o trabalho de combate vem sendo intensificado. É preciso que a população entenda que a DENGUE É UMA DONEÇA GRAVE E PODE MATAR.
A exemplo de 2010, a Secretaria de Saúde promoverá várias ações, com orientações, distribuição de panfletos informativos e mobilização do Dia “D”.
“A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo a parte dela. Porém, o agente principal na luta contra a dengue é cada cidadão, pois o combate é feito em cada residência, com ações simples. Sem a colaboração da população, todas as ações são em vão. Diante disso, nossa dificuldade é a conscientização da população.” Comenta o Secretário Municipal de Saúde, José Santana Filho.
É fundamental conscientizar as pessoas de que combater o mosquito da dengue, além de responsabilidade dos órgãos governamentais, requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o Aedes aegypti pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação.
A Doença
O QUE É DENGUE?
Dengue é uma doença infecciosa aguda e possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito.
É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação IMEDIATA.
A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.
Dengue clássica:
Febre alta com duração de 2 a 7 dias
Dor de cabeça
Dor no corpo e nas juntas
Dor atrás dos olhos
Manchas vermelhas pelo corpo
Para quem tem diagnóstico de dengue, deve ficar atento ao surgimento dos sintomas abaixo.
Procure imediatamente um médico em qualquer uma das situações abaixo:
Dores na barriga fortes e contínuas
Vômitos persistentes
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
Sede excessiva e boca seca
Desse modo, algumas medidas elementares podem ser tomadas individual e coletivamente para auxiliar na erradicação do Aedes aegypti:
* Vasos de flores ou plantas - a vasilha que fica sob o vaso para recolher a água excedente deve ser mantida seca. Uma boa medida é enchê-la com areia até a borda. A água dos vasos com flores deve ser trocada a cada 2 ou 3 dias;
* Pneus velhos - devem ser furados para eliminar a água que eventualmente se acumule, guardados em lugar coberto ou jogados fora;
* Caixas d'água - devem ser lavadas periodicamente e tampadas durante todo o tempo;
* Piscinas - o cloro da água das piscinas deve estar sempre no nível adequado;
* Garrafas vazias - devem ser guardadas de cabeça para baixo, em lugares cobertos e as tampas jogadas fora em sacos de lixo;
* Recipientes descartáveis (copos, pratos, travessas, etc.) - devem ser colocados em sacos de lixo para serem recolhidos pelos lixeiros;
* Lixo - nunca deve ser jogado em terrenos baldios, ou nas ruas e calçadas. Além disso, as latas de lixo devem estar sempre tampadas e limpas;
* Bebedouros de animais - precisam ser lavados e a água trocada sistematicamente;
* Depósitos de água - quaisquer que sejam os tipos e a finalidade a que se destinam, se não for possível prescindir deles, devem ser mantidos limpos e tampados com segurança;
* Bromélias - algumas plantas armazenam água entre suas folhas e podem tornar-se eventuais criadouros dos mosquitos. Entre elas, destacam-se as bromélias cujo cultivo é comum nos jardins e residências. Eliminá-las não resolveria o problema da dengue e poderia afetar o equilíbrio ecológico.
Como é quase impossível retirar totalmente o grande volume de água que se embrenha pelas folhas, a solução é diluir uma colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água limpa e regá-las duas vezes por semana. Esse mesmo preparado pode servir para inibir a formação de criadouros nos vasos de flores ou plantas com água.
Em Santa Cecília do Pavão a dengue está controlada, mesmo assim o trabalho de combate vem sendo intensificado. É preciso que a população entenda que a DENGUE É UMA DONEÇA GRAVE E PODE MATAR.
A exemplo de 2010, a Secretaria de Saúde promoverá várias ações, com orientações, distribuição de panfletos informativos e mobilização do Dia “D”.
“A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo a parte dela. Porém, o agente principal na luta contra a dengue é cada cidadão, pois o combate é feito em cada residência, com ações simples. Sem a colaboração da população, todas as ações são em vão. Diante disso, nossa dificuldade é a conscientização da população.” Comenta o Secretário Municipal de Saúde, José Santana Filho.
É fundamental conscientizar as pessoas de que combater o mosquito da dengue, além de responsabilidade dos órgãos governamentais, requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o Aedes aegypti pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação.
A Doença
O QUE É DENGUE?
Dengue é uma doença infecciosa aguda e possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito.
É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação IMEDIATA.
A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.
Dengue clássica:
Febre alta com duração de 2 a 7 dias
Dor de cabeça
Dor no corpo e nas juntas
Dor atrás dos olhos
Manchas vermelhas pelo corpo
Para quem tem diagnóstico de dengue, deve ficar atento ao surgimento dos sintomas abaixo.
Procure imediatamente um médico em qualquer uma das situações abaixo:
Dores na barriga fortes e contínuas
Vômitos persistentes
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
Sede excessiva e boca seca
Desse modo, algumas medidas elementares podem ser tomadas individual e coletivamente para auxiliar na erradicação do Aedes aegypti:
* Vasos de flores ou plantas - a vasilha que fica sob o vaso para recolher a água excedente deve ser mantida seca. Uma boa medida é enchê-la com areia até a borda. A água dos vasos com flores deve ser trocada a cada 2 ou 3 dias;
* Pneus velhos - devem ser furados para eliminar a água que eventualmente se acumule, guardados em lugar coberto ou jogados fora;
* Caixas d'água - devem ser lavadas periodicamente e tampadas durante todo o tempo;
* Piscinas - o cloro da água das piscinas deve estar sempre no nível adequado;
* Garrafas vazias - devem ser guardadas de cabeça para baixo, em lugares cobertos e as tampas jogadas fora em sacos de lixo;
* Recipientes descartáveis (copos, pratos, travessas, etc.) - devem ser colocados em sacos de lixo para serem recolhidos pelos lixeiros;
* Lixo - nunca deve ser jogado em terrenos baldios, ou nas ruas e calçadas. Além disso, as latas de lixo devem estar sempre tampadas e limpas;
* Bebedouros de animais - precisam ser lavados e a água trocada sistematicamente;
* Depósitos de água - quaisquer que sejam os tipos e a finalidade a que se destinam, se não for possível prescindir deles, devem ser mantidos limpos e tampados com segurança;
* Bromélias - algumas plantas armazenam água entre suas folhas e podem tornar-se eventuais criadouros dos mosquitos. Entre elas, destacam-se as bromélias cujo cultivo é comum nos jardins e residências. Eliminá-las não resolveria o problema da dengue e poderia afetar o equilíbrio ecológico.
Como é quase impossível retirar totalmente o grande volume de água que se embrenha pelas folhas, a solução é diluir uma colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água limpa e regá-las duas vezes por semana. Esse mesmo preparado pode servir para inibir a formação de criadouros nos vasos de flores ou plantas com água.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
PREFEITURA RENOVA CONVÊNIO COM A APAE de SANTA CECILIA DO PAVÃO
O prefeito Edimar Santos formalizou termo de convênio com a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, Zelinda de Sá Cestaro Aiala e a Diretora Maria Adelaide Rubio Argentino, na tarde desta segunda-feira, dia 31, no Gabinete.
O valor do repasse é de R$ 11.200,00 (onze mil e duzentos reais), em 02 (duas) parcelas, que deverão ser aplicados pela entidade da seguinte forma:
R$ 7.200,00 (sete mil e duzentos reais) em despesas com combustível para transporte de alunos da entidade;
R$ 2.000,00 (dois mil reais) para pagamento de despesas com consumo de energia elétrica.
R$ 2.000,00 (dois mil reais) para pagamento de despesas com alimentação.
A APAE de Santa Cecília do Pavão é uma associação civil, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos.
Seus principais objetivos são: promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania; criar e auxiliar na manutenção de lares para a pessoa portadora de deficiência e oferecer oportunidade para que pessoas portadoras de deficiência possam participar de Conselhos, Diretorias ou Comissões da APAE.
Além de recursos, a Prefeitura de Santa Cecilia do pavão disponibiliza instalações e funcionário para APAE que foi fundada em 18 de março de 1982, a APAE, atualmente, atende 79 alunos.
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
- julho (1)
- junho (1)
- janeiro (1)
- maio (1)
- janeiro (1)
- novembro (2)
- agosto (2)
- julho (2)
- junho (5)
- maio (2)
- abril (11)
- março (1)
- fevereiro (4)
- dezembro (4)
- novembro (9)
- outubro (1)
- maio (1)
- abril (1)
- março (5)
- fevereiro (7)
- janeiro (6)
- dezembro (2)
- novembro (3)
- outubro (9)
- setembro (1)
- agosto (3)
- julho (12)
- junho (7)
- maio (7)
- abril (5)
- março (10)
- fevereiro (18)
- janeiro (289)
- dezembro (95)
- novembro (21)
- outubro (79)
- setembro (1)
- agosto (6)
- julho (46)
- junho (43)
- maio (97)
- abril (131)
- março (1)
- novembro (3)
- outubro (7)
- setembro (10)